IMPRENSA

NOTÍCIAS

ANP dá sinal verde para a Origem Energia no Polo Alagoas.

A diretoria da ANP aprovou a aquisição do desinvestimento da Petrobras – que contém sete concessões.

A diretoria da ANP aprovou a aquisição, pela Origem Energia (antiga Petro+), do Polo Alagoas, desinvestimento da Petrobras formado por seis campos terrestres e um em águas rasas no estado de Alagoas, em reunião realizada na quinta-feira (11/11).

Como condicionante para a aquisição, a ANP determinou a apresentação, pela nova operadora, da proposta de instrumento que assegure o descomissionamento do Polo, bem como uma declaração conjunta assinada pelas empresas atestando a transferência de operação.

O Polo Alagoas foi vendido por US$ 300 milhões em junho deste ano. O ativo compreende os campos onshore de Anambé, Arapaçu, Cidade de São Miguel dos Campos, Furado, Pilar e São Miguel dos Campos, além de Paru, localizado em águas rasas, com lâmina d’água de 24 m.

Além dos campos, a transação também inclui uma UPGN com capacidade de processamento de 2 milhões de m³ por dia de gás, responsável pelo abastecimento de GLP da região; duas estações de tratamento e uma malha de 230 km de dutos com acesso direto ao terminal de exportação de óleo da Transpetro, localizado em Maceió.

Em entrevista ao PetróleoHoje, a companhia afirmou que pretende realizar intervenção em cerca de 240 poços produtores para revitalizar os ativos do Polo Alagoas e que, no futuro, novas perfurações serão realizadas em todos os campos.

A Origem Energia foi criada em 2017 como Petro+. A mudança de nome está atrelada à alteração de sua estratégia, que passou a ser a integração energética com foco na cadeia produtiva do gás.

Além do Polo Alagoas, a companhia possui outras nove concessões, que estão localizadas na Bahia (Quererá, Conceição, Fazenda Matinha, Fazenda Santa Rosa e Fazenda Gameleira), Rio Grande do Norte (Tiziu), e Espírito Santo (Garça Branca, Saíra e Mosquito).

Fonte: Brasil Energia