IMPRENSA

NOTÍCIAS

Origem Energia e UFAL firmam parceria para programa de estágio.

Acordo com a universidade alagoana é o primeiro da empresa no estado.

A empresa de integração energética Origem Energia e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) acabam de fechar uma parceria que prevê a contratação de estudantes da universidade para estagiar na companhia.

A primeira oportunidade é para o curso de Engenharia de Petróleo. Os candidatos e candidatas precisam ter disponibilidade para estagiar por, pelo menos, um ano e terem cursado as disciplinas “Perfuração”, “Elevação”, “Produção” e “Reservatório”. Outros critérios para a vaga são: disponibilidade para viagens, inglês avançado, carteira de habilitação tipo B, conhecimento do pacote office e dashboards (Excel e Power BI).

O estágio é para suporte nas atividades de planejamento, acompanhamento e gerenciamento das operações de transição do Polo Alagoas; organização e análise de dados; auxílio em planejamento e execução de operações; acompanhamento e elaboração de relatórios; estudos e aplicações de otimização da produção; atendimento aos órgãos reguladores.

“Diferentemente de algumas oportunidades de estágio, estamos trabalhando com uma perspectiva de 12 meses (e não de 6 meses) para essa jornada na nossa empresa. Acreditamos que esse é o tempo necessário para quem está estagiando aprender e conhecer bem a companhia. Nossa intenção é buscar na universidade estudantes interessados, com potencial, e preparar excelentes profissionais. Nós entendemos que a aproximação da iniciativa privada com as universidades deve ser valorizada e pode gerar impactos muito positivos”, explica a diretora de operações e sócia-fundadora da Origem Energia, Luna Viana.

É o caso do projeto de pesquisa com a Universidade Federal de Sergipe (UFS). Em parceria com o laboratório Progeologia da universidade, será reavaliado o potencial de hidrocarbonetos de 45 poços na Bacia de Tucano Sul, onde está localizado o polo de gás natural com o mesmo nome, que contempla os campos de Conceição, Fazenda Matinha, Fazenda Santa Rosa e Quererá.

“O objetivo da pesquisa é realizar o controle de qualidade dos estudos existentes e em andamento relacionados às áreas de geologia, geofísica e reservatórios do polo, contribuindo para que o time técnico da Origem tenha ainda mais segurança para a tomada de decisão.”, esclarece a diretora de operações da empresa. O projeto começou em junho deste ano e tem previsão de conclusão em julho do ano que vem.

A companhia também abriu programa de estágio no Polo Tucano Sul para estudantes de Engenharia. A oportunidade é para Alagoinhas, município do agreste baiano, onde o estagiário ou estagiária apoiará as ações da gerência da base do polo, auxiliará no planejamento e execução de operações, ajudará nas operações de manutenção, entre outras atividades.
“Estamos conscientes da influência da Origem Energia nas regiões em que atua e acreditamos que parcerias com centros de referência, especialmente as instituições de ensino, serão essenciais no processo de desenvolvimento social local.”, conclui Luna Viana.